KISSANGUELA - um espaço de partilha de conhecimento, verdades, instruções e ensinamentos divinos para uma vida condigna, próspera e abençoada

KISSANGUELA

Um projecto em prol de Angola, dos angolanos e rebanho de Cristo no mundo.

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post

Um pedido, público e directo, à S. Excia General Miala, em prol da justiça devida ao Cda Silva da C. J.

Ainda na senda da justiça que nos propusemos advogar em nome dos valores cristãos (justiça esta que é devida àquelas pessoas que sacrificaram suas vidas em prol dos desígnios da defesa da integridade territorial e/ou segurança do Estado angolano), é com profunda emoção que vamos falar de uma pessoa que V. Excia conhece bem, e que sempre lhe fora leal. Estamos a falar do camarada Silva da C. J[1].

O camarada Silva fora afastado das suas funções e serviço por um acto que (sendo verdade) não podia deixar de ser punido. Mas, Excelência… afastamento sem a possibilidade de retorno, não é um castigo draconiano… desmedido?!… Perdoem-nos a sinceridade e franqueza.

Durante muito tempo fomos uma das pessoas que não entendia a forma pouco ortodoxa como o Presidente José Eduardo dos Santos lidava com a questão das pessoas que exonerava e que eram tidas por alguns círculos do nosso jornalismo doméstico como caídas em desgraça.

“O Presidente José Eduardo dos Santos exonera e depois volta a nomear as pessoas exoneradas, tudo farinha do mesmo saco… ele não sabe o que faz”, diziam as pessoas inconformadas com a nomeação para outros cargos de pessoas que outrora tinham sido afastadas do Executivo.

Pois é… tempos mais tarde conseguimos finalmente compreender a pedagogia subjacente na forma como o Presidente José Eduardo dos Santos lidava com a questão de ministros, vice-ministros, governadores e outros responsáveis por si exonerados.

É que ao exonera-los, o Presidente José Eduardo dos Santos tinha em mente a sua reeducação, não a condenação e castigo perene dos mesmos, daí voltar a dar o seu voto de confiança aos mesmos nomeando-os para cargos importantes como a de governador, embaixador, ministro, vice-ministro, etc.

O Presidente José Eduardo dos Santos não deixava aqueles que lhe tinham sido leais ad aeternum no deserto.

Com o camarada Silva, uma pessoa que, como dissemos, e V, Excia sabe que não estamos a mentir, sempre lhe fora leal, isso não está a acontecer.

Ele (o Cda Silva) não somente foi (como fora V. Excia) humilhado, mas também está a ser morto, coisa que o Presidente José Eduardo dos Santos não deixou que acontecesse com V. Excia.

Algum tempo depois de afastado coercivamente das suas funções e desvinculado do órgão em que servia, o camarada Silva foi acometido por um AVC. Pela graça de Deus está recuperado e em pleno gozo das suas faculdades físicas e cognitivas, pelo que pedimos encarecidamente à V. Excia, Cda General Miala, que faça aquilo que aos olhos de Deus é o certo: contacte o Cda Silva (visita-o ou manda-o chamar) e, como um homem que preza a justiça, assegure o seu retorno às estruturas em que serviu e deu o melhor de si em prol da defesa e segurança do Estado angolano.

Somos cristãos, e é nessa humilde qualidade de cristãos e servos de Deus que estamos a nos dirigir à V. Excia, uma pessoa oriunda de uma família tradicionalmente cristã, convictos que os diferentes pedidos aqui apresentados não deixarão de merecer a devida atenção da parte de V. Excia, para honra e glória do santo nome do Senhor nosso e seu Deus.

Fazer bem a quem merece, estando em nossas mãos a capacidade de fazê-lo, não é apenas um gesto nobre. É, acima de tudo, um acto de justiça. E Deus premeia os justos.

A não ser que V. Excia nos diga e prove o contrário, o Cda Silva é, indubitavelmente, uma das pessoas que merece que V. Excia e/ou o Estado angolano lhe façam o bem; bem este que, diga-se de passagem, V. Excia tem o poder e a capacidade de com um simples despacho assegurar, fazendo justiça a um homem que deu tudo de si em prol deste país.

Que Deus abençoe rica e abundantemente V. Excia e a sua casa.

Observação: talvez, nesta altura, V. Excia não consiga vislumbrar a bênção subjacente nas mensagens, conselhos e apelos que lhe foram aqui entregues, mas um dia, sim um dia, se Deus lhe proporcionar tal graça, perceberá V. Excia o quão abençoado fostes por ter-lhe sido dada esta mensagem.

___________________________________________________________________________________________________________

[1] Sabemos que não se abrevia o último nome, mas ainda assim fizemo-lo para preservar a sua identidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

KISSANGUELA

O seu portal para uma vida abundante e condigna.