
Continuação do artigo anterior.
…///…
O Senhor sabe que apesar do seu ar aparentemente frio e de poucos amigos, V. Excia não é uma pessoa perversa; uma pessoa maléfica, desumana e insensível.
Deus sabe dos sonhos e sentimentos humanistas que V. Excia carregava em seu íntimo quando foi agraciado com a dádiva divina de tornar-se o terceiro Presidente da República de Angola.
Sim, isso mesmo… não foi o Presidente José Eduardo dos Santos quem escolheu V. Excia para ser o cabeça de lista e candidato do MPLA para as eleições gerais de 2017. Foi Deus. Foi Deus quem assim o quis para que o seu propósito de justiça fosse materializado na sociedade angolense. Foi pena V. Excia não ter atinado com o espírito da palavra dita pela “mais-velha” Rita Webba, Reverenda jubilada da Igreja Metodista. Josué fora o homem que conduzira o povo hebreu para a terra prometida. E foi com esta missão que Deus lhe colocou na liderança de Angola e dos angolanos. Mas V. Excia não atinou com a mensagem.
Deus sabe que V. Excia carregava o sonho de seguir as peugadas do Presidente Agostinho Neto no que a resolução dos problemas do povo diz respeito.
Deus sabe que V. Excia se propôs (não apenas no discurso que fez na cerimónia de sua investidura, mas bem no fundo do seu coração) de tudo fazer para assegurar uma vida condigna a este povo sofredor, corrigindo o que estava errado e continuar o que de bom tinha sido feito pelo seu antecessor, o Presidente José Eduardo dos Santos. Vossa Excelência dizia para si mesmo (e não estava a mentir): “darei uma vida mais condigna a esse povo; farei melhor que o meu antecessor”.
Mas, assim diz o Senhor, tão logo V. Excia transpôs os portões do Palácio, se familiarizou com os seus domínios e consolidou o seu poder, a luta pelos menos favorecidos, justiça e bem-estar do povo que o elegeu e colocou (segundo os desígnios de Deus) à frente dos destinos do país deixaram de constituir uma prioridade para V. Excia e seu governo.
Vossa Excia se esqueceu dos seus irmãos.
Vossa Excia se esqueceu dos pobres e desafortunados.
Vossa Excia se esqueceu dos injustiçados e espoliados.
Vossa Excia se esqueceu das meninas permutadas pelos pais com pescadores e homens de negócio estrangeiros em algumas regiões do país.
Vossa Excia se esqueceu das crianças órfãs e viúvas desamparadas;
Vossa Excia se esqueceu das crianças vivendo na rua;
Vossa Excia se esqueceu dos anciãos desamparados;
Vossa Excia se esqueceu dos camponeses pobres e indefesos cujas terras têm sido espoliadas por aqueles que se julgam os criadores e donos da terra;
Vossa Excia se esqueceu até mesmos dos seus camaradas de armas, e da justiça devida aos ex-militares, muitos deles rusgados e forçados a integrarem as fileiras das forças governamentais, enfim…
Vossa Excia passou a ser mais receptivo e permeável aos conselhos de homens egoístas, maus, insensíveis e oportunistas que compõem o seu governo (os poucos bons que estão à sua volta foram engolidos e ultrapassados pela acutilância dos perversos) e pouco receptível aos conselhos dos homens e mulheres de Deus que integram o Conselho da República, e muito menos ao clamor do povo; povo este que V. Excia não ausculta e nem visita… povo este de quem V. Excia simplesmente se distanciou.
Assim diz o Senhor: arrependa-te e volta-te para o Deus que te foi dado a conhecer na tua infância e adolescência; quando satanás ainda não te tinha enlaçado e envenenado com teorias desviantes e absurdas como as do materialismo dialéctico de Marx e Engels e outras que cauterizaram o seu racional-espiritual.
Pode um homem racional e sensato acreditar que do nada absoluto pode surgir matéria visível e inteligente sem a intervenção de uma força superior?!…
É aceitável, assim diz o SENHOR, que um homem inteligente e reflexivo como V. Excia se deixe seduzir por teorias absurdas criadas por homens descrentes, ímpios e desprovidos de sabedoria, e que até hoje não conseguem explicar a precedência entre o ovo e a galinha, ou propor uma teoria lógica e irrebatível sobre a origem do instinto animal para o coito e procriação?!… Quem os ensinou a se reproduzirem por via da cópula sendo eles animais irracionais?!… Onde andava a sabedoria dos homens que (à semelhança de Charles Darwin) propalaram tais absurdos?!…
Assim diz Aquele que tem tanto o poder de dar como de tomar a vida: lembre-se de Balsazar… do fim que teve por desrespeitar e conspurcar os vasos sagrados trazidos do templo de Jerusalém para a Babilónia.
Balsazar teve o fim trágico e inesperado que teve ainda no auge da sua glória e esplendor como rei dos Caldeus, por ter profanado e escarnecido de objectos sagrados espoliados do templo de Jerusalém.
Mas, assim diz o Senhor, actos mais gravosos que aqueles cometidos por Balsazar estão ocorrendo no consulado de V. Excia; actos abomináveis aos olhos do Deus Justo e Todo-Poderoso: a injustiça e a profanação contínua de um dos bens mais sagrado e precioso para Deus: a vida humana.
Continua no próximo artigo…